Sobre a Certidão de Inteiro Teor

A certidão de inteiro teor é utilizada para fins mais específicos, como, por exemplo, em um processo de dupla cidadania. Isso acontece por que ela possui todos os dados constantes no livro em que foi feito o registro. 

A certidão em Inteiro Teor possui duas formas de emissão: A Reprográfica que é a Xerocópia fiel do livro de registro. A Digitada que é a transcrição digital do livro de registro.


📄CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR REPROGRÁFICA

Reprográfica ou também chamada de fotocópia ou xerocópia, é idêntica àquela que está no livro de registro, ou seja, contém as assinaturas das testemunhas e dos responsáveis pelo ato e até mesmo a caligrafia utilizada na época.

Por conter a caligrafia da época do registro, podem ocorrer problemas de entendimento, o que pode acabar dificultando na hora da tradução ou da análise das certidões. Por esse motivo, sempre recomendamos a emissão de ambos os formatos (Digitada e Reprográfica) sempre que for solicitar para processo como Dupla Cidadania.

Por ser uma exata reprodução do conteúdo, é considerada a certidão mais completa e muito solicitada pelo Consulado Português.

CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR REPROGRÁFICA


📄CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DIGITADA

A Digitada é uma transcrição do que consta no livro de registro.

Apesar de conter todas as informações do livro registro, não será uma “cópia fiel” do assento do livro, pelo motivo de ter sido datilografada e impressa.

Esse formato é muito solicitado para processos de Cidadania junto ao Consulado Italiano.

CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DIGITADA


Em alguns casos, a certidão em inteiro teor requer aprovação do Oficial da comarca. Podendo ocorrer assim um atraso no processamento e envio do pedido.

Para alguns cartórios é exigido o envio do requerimento assinado, com firma reconhecida do registrado (ou parente quando possível). Quando necessário, passaremos as instruções por e-mail para envio do requerimento.

Para pedidos de Inteiro Teor Digitada + Reprográfica onde por quaisquer impossibilidade de algum dos formatos, o cliente será informado via e-mail.

A Certidão de Inteiro Teor poderá ter adicionais como Apostilamento de Haia, Reconhecimento de firma, Tradução Juramenta e Averbações.


Para mais informações a respeito da forma da Certidão em Inteiro teor, recomendamos a matéria de nosso blog: Certidão de Inteiro Teor Reprográfica e Digitada – Qual utilizar?


Este artigo ajudou você? Obrigado pelo seu feedback! Houve um problema, tente novamente

Ainda precisa de ajuda? Mande uma mensagem Mande uma mensagem